quarta-feira, 21 de maio de 2008

Liberdade




Todo mundo diz que adora a liberdade.
Todo mundo quer ser livre.
Livre para escolher, amar, sentir, ir, pensar.
A questão é – onde você busca sua liberdade?
Pra começar a liberdade não é algo que se busca lá fora, você já é livre por natureza, livre inclusive para se prender ao que quiser. Então a questão não é buscar a liberdade, mas como você quer usufruir a sua liberdade – a sua liberdade para se prender ao que quiser!
Sim, você é livre para se prender, para se limitar, para entregar sua vida a credos, ritos e paradigmas. Alguns podem chamar isso de condução da vida. Sim, entendo que para o convívio social existem normas, leis e regras, mas dentro destas convenções existe um mundo de possibilidades lícitas.
Não há muito o quê se discutir sobre liberdade, a discussão parte dos caminhos e escolhas.
Ou apenas uma coisa sobre liberdade, se você não se sente livre – o problema é SEU!










Você que se prendeu, que criou e escolheu seus paradigmas, suas visões e conceitos sobre a vida.
Por opção, resolvi quebrar e reduzir os paradigmas, viver com uma sociedade e pessoas que são agradáveis, tento minimizar as imposições do mundo externo. Respeito escolhas alheias. E lamento por aqueles que se dizem livres, mas vivem de medos, temores e acorrentados em si mesmos.
Tentam ser livres seguindo mapas e manuais que foram escritos por outros. Quer um exemplo (melhor que exemplo - uma analogia) – Uma pessoa é livre para viajar, escolhe um destino, uma agencia, programa-se e vai... Mas vai através de um pacote fechado, chegando ao destino, se limita a seguir a trilhas e roteiros que o guia lhe oferece. Come no restaurante escolhido pelo guia, vai no ônibus determinado pelo guia, conhece as atrações com as informações dadas pelo guia e só fica o tempo que o guia diz que era para ficar.
Diferente disso, a mesma viagem poderia ser feita sem o guia – você escolheria os restaurantes, iria aos destinos utilizando do meio de transporte da sua escolha, ficaria o tempo que quisesse nos locais escolhidos, conversaria e aprenderia com as pessoas locais, compraria um guia e estudaria sobre as atrações e historia local. Poderia se perder, errar, se dar mal e aprender com tudo isso.
Nesse sentido, e nas analogias possíveis, liberdade esta em escolher e correr riscos, aprender por si, aprender de vários, vivenciar, escolher, coletar informações e experimentar o resultado delas, perder-se, encontrar-se e ser responsável pelas escolhas, estar pronto para criar experiências, viver plenamente, abolir as limitações.
Liberdade em termos simples e rápidos – Escolher e Usufruir.




(ah, sim, você é livre para escolher e usufruir de uma definição melhor)