sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ecologicamente falando...


A paisagem muda. Abrem-se estradas, colocam pontes, viadutos e abrem tuneis. Não sei o quanto o asfalto agride o meio ambiente, mas dizem que os carros poluem.

Constroem cidades, obras arquitetonicas, ruas, bares... a vida selvagem que um dia foi expulsa, hoje invade de novo. São ratos saindo pelos esgotos, antas na beira de um rio morto, passaros cinzas fazem ninhos nos semaforos, e assim surge um novo e artificial equilibrio.
Emissão de CO2. Os ambientalistas alarmam. O clima realmente esta mudando. Mais calor - no nordeste choveu! Fato inédito e eles não sabiam como lidar com isso. Ao contrario, no sul fez seca, mas especulam (alguns dizem que é comprovado) que temos a maior reserva aquifera do mundo.
Lula comemora, temos petroleo no pré-sal. Basta cavar até quase no centro da terra.

Por outro lado, a GM lança um carro eletrico, não foi novidade, a Toyota e Honda já tinham feito. Será que na hora que toda a frota de carros for eletrica, teremos energia suficiente para carregar todas a baterias? Tomara que haja alternativas mais economicas... alguem sabe como ficará nossa conta de luz?
Resolvem um problema e criam outros. Mas, e aquele carro movido a agua?
Nada é pra salvar o mundo, querem apenas Sustentabilidade Economicamente Viável, ou lucros!
Eu fui na Patagonia, conheci o glaciar Perito Moreno, dizem que reduziu muito. Será que ainda existira daqui a 30 anos? Será que os diques da Holanda suportarão quando o mar subir mais 2 metros? Preciso conhecer Amsterdan!

A terra aquece. O que vai acontecer com o Saara? Será que vai chover? Teremos Oasis verdejantes onde hoje é deserto?
Um mundo de possibilidades.
Juro que não jogo lixo no chão, reciclo, não imprimo nada desnecessario, economizo luz e tento consumir apenas o necessario... mas ainda piso fundo no acelerador, consciencia tranquila porque uso alcool.
O mundo não vai acabar, mas pode ficar irremediavelmente machucado.
Salva-lo, preserva-lo e fazer a diferença... penso assim, voce tambem pensa assim... mas porque os governantes não se importam com a amazonia ou com as florestas tropicais?
São muitas interrogações.


...

Um comentário:

Lic@ disse...

Ao poeta-prosa-louco-que-não-gosta-de-poesia


Opa! Disse que não gosta de poesia? Penso que só não é consciente ou confesso. Camufla versos em linhas, e na prosa tece verdadeiros poemas de vida, vivência, sobrevivência, supervivência...

Na medida em que o conheço vou percebendo a grandeza desse doce espírito. Palavras são pequenas para alcançá-lo. Pudera, Saulo não se explica. Saulo se sente, se entra em sintonia, se vibra junto.

É preciso viver com entusiasmo porque apenas existir já não dá mais. Enquanto alguns pensam em desistir, des-existir, e realmente o fazem se atendo a superficialidade das coisas, preenchendo o vazio existencial com bens fugazes. Saulo não. Saulo se afirma, vive mais profundamente, amplia horizontes, ultrapassa seus próprios limites, transcende...

Um homem "perdido" no meio de Sampa resistindo a maré de gente, indo e vindo sem saber ao certo onde chegar. Se perguntando a que veio e, tentando na medida do possível, segurar as rédeas do destino, definindo pelo menos para onde vai.

Em cada ideia, em cada imagem, em cada ponto final que nada encerra, fala para quem tem "ouvido de ouvir":

"Eu existo, faço a diferença. Tenho uma contribuição a dar ao mundo e não me eximo da minha responsabilidade. 'should i go!' Vem comigo?."

Quem duvida? Ele tem razão. Saulo é único, singular e na sua autenticidade, intensamente especial. Assim mesmo, pra não haver dúvida, bem redundante.