sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

42

A resposta no livro - O Guia do Mochileiro das Galaxias - é 42.
A viagem pra Ushuaia foi meio que para encontrar uma resposta, que essa, embora, a gente já nasce sabendo, mas a pergunta que nos daria a resposta.
Resposta e pergunta para os sentidos e outras coisas como - ser, estar (puramente verbo To Be), ir, ficar, deixar, parar de pensar, não fazer, por quê ser, how to kill, o que fazer com más ideias, e onde aplicar as boas...
Infinitas perguntas para respostas que já sabemos.
Como diria Bob Dylan - Quantos caminhos um homem deve andar para que seja aceito como homem?
Será que algo realmente importa? Ou devemos simplesmente viver e harmonizar - sem pensar muito... pensar estraga, atrapalha, congela os processos. É o instinto dizendo SIGA e o raciosimio dizendo "mas veja bem". E por mais que eu tenha sempre tenha dito coisas sobre espontaneadade, alegria, paz, caos e amor... reconheço que nem sempre as coisas são assim. Os processos tem fases engessadas. Reconhece-los ajuda a mapea-los e destrui-los mais rapidos (louvado seja Sun Tzu). Hoje tenho convicção de que fui muito mais lento que gostaria.
Mais uma vez - Será que algo realmente importa? Do passado tenho remoto tenho certeza que não, ficou pra tras. Mas minha humanidade avalia que há coisas que merecem resgate. Ou o objetivo (da viagem) é simplesmente sentir os cheiros e aromas da fauna, o frio cortante, o vento, o sol, a natureza no estado puro bruto - liquido e gasoso também.
E no sentido, tal como Osho diria, deixe tudo, inclusive o ser.
Não chego a tanto - deixei apenas o que não importa, troquei desejos e posses absurdas que habitavam minha mente, deixei-os para que morressem no frio do inverno que se aproxima, e acho que deu certo, por nevou na ultima noite, e trouxe em troca uma mala com souvenires, produtos de free shop, e lembranças na mente e na maquina.
Fiz uma auto analise, mene mene tequel parsin, e o que era deficiente foi anulado.

Uma auto analise da qual eu mesmo nao passaria, mas alguem tinha voltar carregando a mente. E esses ultimos meses houveram perdas e ganhos, acertos e erros.
Algumas coisas legais que aconteceram na hora errada. Alias, porque raios o diabo da vida nos insiste em nos colocar como autenticos processos de tentativa e erros?

O grande barato da vida é esse - sempre ha escolhas, todos os dias temos varias delas, podemos traçar nossa vida inteira numa frase, mudar tudo por uma simples decisão ou por um fato casual, lugar certo e hora certa ou o catastrofico lapso de memoria, ou o terrivel palavra errada na hora errada.

Tudo acontece... e mais que detalhes que mudam, quero ser o proprio efeito que é capaz de mudar, viajar no tempo, apagar erros, e escrever definitivamente em acertos.
Na verdade, nem existe isso "escrever definitivamente em acertos", o gostoso é errar e provar nossa humanidade, falha, vesga e caolha... mas podermos corrigir, acertar e viver cada experiencia em duas formas... errada e certa.

Escolho isso - o poder, mutavelmente, ser sempre humano, errando e acertando.
Pelo menos nesta vida, quero viver a natureza humana tal como ela é - em todas nuances - amando, perdoando, sacaneando sem querer, esquecendo, lembrando, surpreendendo, corrigindo, mudando, fazendo o bem, dando amor, sendo que melhor sei ser - Eu mesmo!
Me aceita assim?

So, so you think you can tell
Heaven from Hell,
blue skies from pain.
Can you tell a green field from a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?
And did they get you to trade your heroes for ghosts?
Hot ashes for trees?
Hot air for a cool breeze?
Cold comfort for change?
And did you exchange a walk on part in the war for a lead role in a cage?
How I wish, how I wish you were here.
We're just two lost souls swimming in a fish bowl,
year after year,
Running over the same old ground.
What have you found?
The same old fears.
Wish you were here.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Roteiro - El Calafate, El Chalten e Ushuaia

Segue um resumo detalhado da viagem, com dicas para quem quiser fazer uma viagem à Patagonia Argentina e evitar algumas 'roubadas'.
Sem a minima pretensão de ser 'algo definitivo', porque é muito grande a Patagonia, as opções são muitas... vamos lá...
Parti de Sampa pra Buenos Aires com apenas uma pequena escala no Aeroporto de EZE, e segui para El Calafate.
Existe duas formas para sair do Aeroporto e ir pra cidade - Van ou Taxi (28pesos e 80 pesos).
O transporte de Van é eficiente, na volta, te pegam no hotel na hora marcada e tudo Ok.
Um fato curioso sobre El calafate é o crescimento, de 3.500 ha 5 anos atras, para 15000 pessoas atualmente. O crescimento é bem elaborado, com casas bonitas (lembra Monte Verde ou Campos do Jordão), muitas opções de bares e restaurantes (com preços equivalentes aos de São Paulo - ou seja - Caro!).
Nesse crescimento, a primeira Avenida que voce vê em El Calafate, é o antigo Aeroporto.
A cidade também é o ponto de partida para o Glaciar Perito Moreno, quem opera os melhores passeios é a empresa Hielo e Aventura. Por 400 pesos (mais a entrada no parque 60 pesos), voce tem direito a - ida e volta ate o parque, navegar por uma das frentes do glaciar


caminhar sobre o glaciar, receber uma aula sobre a formação do glaciar, passear pelo parque, e o melhor... tomar um Whisky sobre o glaciar, com gelo do glaciar (obvio!)
De boa? valeu cada centavo!
Outras empresas trabalham com formatos diferentes, so a entrada no parque, outras so com navegação, etc...
O que não pode faltar nesse passeio - FILTRO SOLAR! Me ferrei por ter ignorado os avisos. Dane-se se estiver chuvendo, use filtro solar!
As frutinhas nativas do parque são os Calafates, experimente!
Sobre o Alberque, vale o Merchandasing - fiquei no Marcopolo Inn - (45 pesos a diaria).
Staff, limpeza, diversão, visual, atendimento, cozinha liberada, ... tudo 100%.
Em tres das cinco noites que estive lá rolou musica ao vivo, tem visual para as montanhas e a lagoa, mesa de sinuca e outros jogos, internet e wi-fi free. Muito descontraído.
Ponto negativo (ou talvez alguns ate achem positivo) - fica a 10 minutos do centro com acesso facil.
Outro ponto negativo (esse vai ser muito comum na Patagonia) Não aceitam cartão de credito, apenas cash. É bem facil achar casas de cambio.
Um erro que cometi na viagem, e que faria diferente, passaria apenas 2 dias em El Calafate e 3 El Chalten. Fui apenas um dia em El Chalten, e fiz o trekking ao mirante do Fitz Roy e até a Laguna.





















Vale a pena pesquisar melhor sobre essa cidade, há muitas opçoes de trilhas e caminhadas.
Não ha custos para entrar no parque.
O unico custo que tive foram 130 pesos - ida e volta - entre as cidades.

O passo seguinte foi - Ushuaia.

Entre o aeroporto e a cidade, a opção (única que vi) é taxi. Em torno de 21 pesos até o hotel.
Estando lá - não perca seu tempo com museus! Essa foi a dica que recebi dos Argentinos com quem conversei, e os brasileiros e outros estrangeiros que foram, se arrependeram. A não ser que voce seja um tarado por museus... vá. Mas o preço é alto.

No maximo isso, um passeio pelos patios do museu ;)

Outra dica, o Glaciar Martial. Tem um teleferico. Pelo menos no verão, os seus 200mts de cobertura são algo totalmente inuteis (claro, se vc estiver com o pé quebrado, incapacitado de andar, ou se contentar com apenas estes 5% do caminho... vá em frente!).

A caminhada é bem puxada, e pelo menos no verão (fevereiro), a quantidade de gelo era muito pequena. Vale mais pela vista do Canal de Beagle.

Ao descer, se quiser encarar uma caminhada a pé até a cidade, tem um atalho através do bosque, muito bonito e bem sinalizado. O caminho, ja começa por uma trilha, antes de uma pequena ponte de madeira ;)
Ha varios quiosques que vendem passeios maritimos pela canal de Beagle, vale a pena pesquisar e conversar bem nas operadoras, pois cada uma tem um diferencial.
Por exemplo, varias te levam até a pinguineira, mas apenas uma permite a caminhada entre os pinguins. (o que só possivel até abril).
Pelo canal de Beagle, apenas uma operadora permite descer e caminhar em uma das ilhas. (não lembro o nome da operadora, mas o barco era Tres Marias.
O passeio envolve a Isla H e a Isla dos Lobos.













Detalhe importante - Todas agencias de turismo so trabalham com dinheiro, em especie.
Alem destes passeios, fui tambem no parque nacional da terra del fuego.
60 pesos de transporte + 60 pesos de entrada. Sim, ele esfolam o turista.
E mais uma vez, a dica dos hermanos foi útil... Não faça o passeio de Trem!
A paisagem que voce vai ver é a mesma e o trem so percorre 7kms, por um valor absurdo de 70 pesos... mais a Van que voce terá de pegar até a estação.
Saindo fora dessa furada, o melhor é ir bem cedo, para fazer pelo menos 2 ou 3 trilhas. Eu cometi a besteira de ir tarde, e fiz apenas a trilha costeira.
O que tem lá - Uma praga de coelhos, raposas, um visual muito bonito de lagos e montanhas.
Tem dois restaurantes dentro, o preço um pouquinho salgado, e não aceitam cartão de credito.
na agencia de correio mais austral do mundo (dentro do parque da Terra del Fuego) - não deixe de carimbar o seu passaporte! (6 pesos)







Passei seis dias em Ushuaia (Ussuaia como os nativos dizem) no Hostel FreeStyle.
A recepção é comandada pelo (DJ) Rastamax, que quando não esta dançando entre os hospedes ou comandando o som, é DJ num disco da cidade. O cara em si, é uma figura!
A localização é otima, visual para todo o canal, 5 quadras do porto, duas ruas paralelas da principal via de compras, supermercado em frente, cozinha free, internet paga mas wi-fi free, e o som rola solto até as altas.
O ambiente é muito descontraido, induz as pessoas a se conhecerem.
Limpeza não é o forte do local... mas o restante compensa.
O esquema é bem assim, usou um copo, panela, prato ou talher - lave-o, seque-o e guarde-o.
Dicas importantes - Procure levar na mochila roupas impermeaveis.
Comprei uma bota da Timberland aqui por R$400... ah se arrependimento matasse... lá, a mesma custava 360Pesos.
Comprei um agasalho impermeavel - 220pesos.
Importante também... indo no verão pra Ushuaia, não precisa exagerar em blusas, na maior parte do tempo uma camiseta, blusa corta vento, e um moleton resolvem bem.
Se o objetivo é trekking, roupas leves e... FILTRO SOLAR!
Lembre-se que a camada de ozonio ta afetada.
Como o sol so põe as 22, 23hs, oculos de sol são indispensaveis tambem.
O tempo muda constantemente, sol, chuva, vento, frio, calor... em duas horas voce pode provar tudo isso, então, nada de frescuras com o tempo, se tiver de ir fazer algo, vá!
O que faltou para mim foi ir à Laguna Esmeralda. Todos que foram, disseram que o lugar é lindo.




As variações climaticas em Ushuaia - Sol e Chuva a todo instante..











segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ushuaia - Ilha dos Pinguins



Ilha dos Pinguins
O espaço aqui é todo deles, um cheiro que lembra galinha molhada e peixe fora d´agua.
Mansos, recebem bem a gente, nos observam...
uma turminha curiosa.
Pra ir lá, fecha-se um pacote de 240 pesos em ushuaia e de van ate um porto, uma viagem de uma hora aproximadamente, pega-se um barco, e de repente, lá estou... com trocentos mil pinguins ao redor. :)
Muito legal!