sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ecologicamente falando...


A paisagem muda. Abrem-se estradas, colocam pontes, viadutos e abrem tuneis. Não sei o quanto o asfalto agride o meio ambiente, mas dizem que os carros poluem.

Constroem cidades, obras arquitetonicas, ruas, bares... a vida selvagem que um dia foi expulsa, hoje invade de novo. São ratos saindo pelos esgotos, antas na beira de um rio morto, passaros cinzas fazem ninhos nos semaforos, e assim surge um novo e artificial equilibrio.
Emissão de CO2. Os ambientalistas alarmam. O clima realmente esta mudando. Mais calor - no nordeste choveu! Fato inédito e eles não sabiam como lidar com isso. Ao contrario, no sul fez seca, mas especulam (alguns dizem que é comprovado) que temos a maior reserva aquifera do mundo.
Lula comemora, temos petroleo no pré-sal. Basta cavar até quase no centro da terra.

Por outro lado, a GM lança um carro eletrico, não foi novidade, a Toyota e Honda já tinham feito. Será que na hora que toda a frota de carros for eletrica, teremos energia suficiente para carregar todas a baterias? Tomara que haja alternativas mais economicas... alguem sabe como ficará nossa conta de luz?
Resolvem um problema e criam outros. Mas, e aquele carro movido a agua?
Nada é pra salvar o mundo, querem apenas Sustentabilidade Economicamente Viável, ou lucros!
Eu fui na Patagonia, conheci o glaciar Perito Moreno, dizem que reduziu muito. Será que ainda existira daqui a 30 anos? Será que os diques da Holanda suportarão quando o mar subir mais 2 metros? Preciso conhecer Amsterdan!

A terra aquece. O que vai acontecer com o Saara? Será que vai chover? Teremos Oasis verdejantes onde hoje é deserto?
Um mundo de possibilidades.
Juro que não jogo lixo no chão, reciclo, não imprimo nada desnecessario, economizo luz e tento consumir apenas o necessario... mas ainda piso fundo no acelerador, consciencia tranquila porque uso alcool.
O mundo não vai acabar, mas pode ficar irremediavelmente machucado.
Salva-lo, preserva-lo e fazer a diferença... penso assim, voce tambem pensa assim... mas porque os governantes não se importam com a amazonia ou com as florestas tropicais?
São muitas interrogações.


...