domingo, 25 de abril de 2010

contando os anos




Contagem de números

Contagens regressivas terminam no Zero, é inevitável.

Quando contamos para frente, estimulamos um fim ou paramos em reticências.

Seguem para o infinito e para as et cetera.


Os nossos anos são uma contagem com fim, repentinamente um ponto final é colocado na existência. Alguns acreditam que se trata de uma vírgula e há ainda aqueles que apostam em exclamações ou reticências.

O que consigo ver em cima dos túmulos? Meu lado agnóstico vê interrogações, meu lado ateísta enxerga apenas um ponto final.

É como se a contagem dos anos fosse ascendente até certo ponto, nós otimistas continuamos contando para cima, mas nossos DNA’s insistem em contradizer e puxar a contagem regressivamente, rumo ao zero. O maldito ponto inicial da inexistência onde interrogações aguardam, não a nós, mas aos observadores.


Números e sinais gramáticos para encerrar uma história. Sabemos quando é o fim, em seu momento derradeiro, mas nunca podemos dizer com exatidão – Estou no meio de tudo!

O meio torna-se apenas uma fase subjetiva, algo impreciso do qual prefiro não pensar.

É tudo apenas mais uma festa, mais uma comemoração, um motivo que diz que mais virá. O erro talvez seja contar.


O ser humano não foi feito para números, fomos feitos para comunicações gramaticais. Uma vida boa e bem aproveitada é aquela feita de inúmeras e inexplicáveis exclamações. Quando somos detentores do poder fazê-las surgirem em rostos, sorrisos, pessoas e lugares. Talvez esse seja o grande segredo da vida – ignorar os números e inserir pontos.


Após as tristezas um “mas, vírgula – ele tornou-se feliz”.

Após as alegrias um “e depois disso – vírgula – continuou sendo feliz”.

Após a vida encontrarmos uma “exclamação – uau! É isso que acontece”.

Se descobrirmos o meio, apenas “reticências – e tudo continuou fluindo”.


Porque a vida não é pra ser analisada... é pra ser vivenciada.

Não quero camarote para assistir a vida, sou ator, sou diretor – estou no palco! E nem preciso de platéia para saber que estou indo bem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você apagou tudo o que escreveu depois de "contar seus anos"???... que pena, gosto de entrar de vez em quando em off, gosto do seu jeito de escrever,colocar situações inusitadas, refletir sobre pequenos e grandes detalhes da vida... continue escrevendo, por favor?! Adoro seu trabalho, adoro você também ainda que de longe! Ah, e hoje concordo com você: antes de tudo o principal é alcançar a paz... mil beijos. Clau

Unknown disse...

Oi Clau,
não apaguei não. foi falta de escrever mesmo :(
to na reta final da pós e isso ta consumindo o tempo totalmente.
Mas volto com tudo em setembro :)
beijos e obrigado pelo carinho