quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

bonus track


Todo mundo fala em amar e amor. O sentimento sublime que todos buscam. Woody Alen colocou bem como título do filme "todos dizem 'eu te amo'".
Criaram definições, explicações cientificas, contam historias, mitos e lendas para explica-lo.
O amor é tema central das historias, a razão do ato de heroísmo, o suspiro da adolescente, a rima do poeta, a confusão na mente de quem sente.

Dizem que o contrario de amor é odio. Dizem que sua ausencia é vazio e solidão.
Uma vasta maioria da humanidade repete como um mantra que o amor é tudo, o fundamento e a razão da vida, e eu, vou discordar, somente em partes, mas vou!

A Paz é importante. O estar bem consigo mesmo. Isso é terreno arrado e fértil, bem preparado, onde outras coisas poderão surgir.
Amor? não, ainda não é o momento.
Primeiro vem uma busca, queremos vivenciar experiencias que nos dêem segurança e conforto. Temos um senso social de companheirismo e queremos alguém, onde possamos trocar boas emoções e sentimentos que nos façam inflar os egos. Sentir admiração por alguem que também nos admira.

Podemos admirar pessoas que nem sequer conhecemos, mas a troca, admirir e ser admirado so vai ocorrer quando estamos convivendo no mesmo espaço, tempo e nivel. Se essa admiração vier acompanhada de atração, perfeito!
Agora estamos falando de algo diferente - admiração é algo que esta em um plano racional. É mente. Atração é corporal, físico. Se essa combinação resulta em uma boa experiencia sexual temos uma cenario onde tudo gira em equilibrio. Corpo, mente e sexo.

Vamos adicionar a isso que essas duas pessoas possuem objetivos e metas semelhantes e resolvem desenvolver uma relação duradoura, uma parceria onde sintam-se seguros. Outros valores passam a ser agregados - carinho, respeito, objetivo, apoio, companheirismo, etc. Tudo isso são as arvores e frutos plantados no terreno da paz.

E o que é o amor?
Não sei. Pergunte aos poetas, musicos e escritores. Busque uma definição de dicionário. Tente uma explicação cientifica. Tente entender o que acontece na mente, no corpo e no sexo.

Ou melhor - não tente entender - vivencie, expirencie.
Desexplique.
O amor não é uma coisa. É uma situação. Um conjunto de fatores. Um plus, um extra.
Ou talvez, seja mais que isso - o amor é um bônus!