terça-feira, 26 de outubro de 2010

Momento de criação


Momento de criação.
A fábula da vida diz que todos os elementos estão aí, e todo o ferramental para construir esta no cérebro. A inventividade é nata e intrínseca ao ser. A maldita rotina apaga a criatividade e por conseqüência elimina o processos criativos. E assim o lado esquerdo do cérebro se apaga, cai aos domínios do lado direito, racional e dominador. Será que a lógica é não criar?
Não, mas talvez a lógica tenha por foco analisar o que já existe e o funcionamento daquilo que já funciona - chato isso. Talvez, se o mundo fosse dominado pelo lado esquerdo, estaríamos criando, e largando novidades pelo chão. Mil inventos, milhões de insumos, bilhões de coisas surgindo num ritmo alucinado e nada sendo aproveitado - logicamente! Cores, diversão, lazer... e ninguém estaria preocupado em disseminar, apenas em criar.
Claro que o melhor cenário de criação é o equilíbrio entre os hemisférios.
O mundo hoje no induz a julgar, analisar, pensar com lógica. Sermos rotineiros, enfadonhos, programar e ter horários. Tudo sendo tratado de forma mecanica. Segunda feira 8 horas é pra bater cartão, sábado é dia de fazer comprar e domingo ir ao cinema ou visitar a sogra. Padronização coletiva.
Estudar, crescer, ter fé, trabalhar, casar, ser hetero, ver novela ou futebol, votar na esquerda ou na direita, divertir em determinados horarios e no fim, tudo é explicado por padronizações. Viramos simples números estatísticos de alguma planilha de alguma corporação que desejar mensurar nossa previsibilidade ou até o quão ponto fora da curva uma minoria é.
Tem erro nisso? não, acho que não. Afinal pra usar o lado esquerdo com acertividade é bom conhecer o que o lado direito descobriu.
O problema talvez resida em perceber que há espaço para criar, que há insumos sobrando, e um mundo que paga por novidades e simplesmente não sabemos o que fazer. Olhamos para dentro de nós, vemos todo o potencial criativo, olhamos pra fora e vemos oportunidades e a 'coisa' não flui.
É fato, a lógica e razão estão nos dominando... o sistema é opressor... o que podemos inventar para aliviar isso?